Espanhol Inglês French German Italian Portuguese Russa

(Tradução automática)

Conclusões Dia Internacional de Segurança Rodoviária 1ª

Ilha de La Palma, 13 e 14 2003 Maio

Novas abordagens para o estabelecimento de Planos Integrados de Segurança Rodoviária

Madrid, julho 2003.-

1. O tráfego acidente tornou-se um dos mais graves problemas de saúde das sociedades modernas e, apesar de esforços e recursos destinados a melhorar a segurança rodoviária têm aumentado significativamente nos últimos anos em todo o Os países ocidentais, ainda há um longo caminho a percorrer neste campo.

De acordo com o Parlamento Europeu, morrem todos os anos nas estradas do povo União 42.000 e 1,7 milhões são feridos em graus variados. Um recuo cujo custo socio-económico excede € 160.000 milhões, quase 2% da Comunidade do produto interno bruto.

Em Espanha e no ano passado 4.026 mortos em acidentes de viação, lesões graves e 1.958 1.918 menores foram contados em um total de vítimas 3.434.

2. Estes dados indicam uma humana quase incalculável, drama social e económico, um drama que requer medidas urgentes e eficazes. Neste sentido, a colaboração entre as várias administrações que têm alguma responsabilidade para o material estrada (tanto no que respeita à própria infra-estrutura e em termos de tráfego rodoviário e veículos) está emergindo como uma fórmula essencial para a obtenção de resultados positivos na segurança frasco.

3. Além disso, o desenvolvimento de metodologias e procedimentos técnicos aplicáveis ​​a infra-estrutura e o veículo, ea generalização das novas tecnologias telemáticas no domínio do transporte rodoviário são linhas de trabalho que contribuem para altos níveis de segurança. A Direcção-Geral de Trânsito e outras administrações estão a fazer esforços significativos nesse sentido.

4. Outra ferramenta que tem se mostrado altamente eficaz na luta contra os acidentes rodoviários são planos abrangentes para a segurança rodoviária, que começam a ser desenvolvido nos anos setenta, sob os auspícios da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).

5. No entanto, nos últimos anos pode ser visto, juntamente com uma certa lentidão no desenvolvimento e implementação desses planos, a falta de coerência conceitual em conteúdo derivado das diferentes metodologias que cada país utiliza para a sua preparação. A análise cuidadosa de todos os planos atuais ou concluída, pode-se concluir que aqueles que produzir níveis mais elevados de sucesso são aqueles que foram quantificados os objectivos e estratégias de gestão foram introduzidos.

6. Mas as diferenças em ambos os aspectos teóricos e práticos não são encontrados apenas em programas de diferentes países. No caso espanhol, algumas comunidades autónomas têm feito em suas metodologias de segurança abrangentes planos de estrada a superar, a partir do ponto de vista técnico, mesmo aqueles que lidou com a própria OCDE, alguns objetivos importantes, tais como os casos do País Basco (reduzir o número de mortes em 20 2006% para cima) e Catalunha (um 15% declínio em três anos), e muitos com excelentes resultados, como a Valencia.

Neste sentido, o Conselho Superior de Segurança no Trânsito e do tráfego rodoviário, uma organização que tem vindo a trabalhar na melhoria da segurança desde 1976 pode e deve evoluir no futuro para tornar-se o mais alto órgão de coordenação na definição de metodologias para a preparação de tais planos.

7. auditorias de segurança rodoviária são apresentadas como um bom mecanismo de gestão. No que diz respeito à construção de novas estradas, este procedimento pode ser implementado a um custo bastante razoável (cerca de 10% do custo total da obra), com relativa facilidade, a curto prazo, e, portanto, as diferentes políticas são voltadas de acidente da Comissão Europeia.

Como para as estradas já em serviço, a introdução deste sistema de gestão seria mais lenta, embora seja perfeitamente viável.

8. Além disso, durante a conferência demonstrou que os aspectos regulatórios que afetam o tráfego são essenciais para a segurança rodoviária, mas não o suficiente.

9. É necessário combinar muitos outros fatores, e, neste sentido, a mídia pode desempenhar uma consciência social determinação do papel problema. Um bom exemplo é o novo espanhol programas de TV monotemático, com uma audiência de seis milhões de espectadores diariamente.

10. A ilha de La Palma juntou esta redução de acidentes atual por meio de ações em todas as frentes. Assim, além de aumento do investimento em infra-estrutura de uma iniciativa muito importante, mas não suficiente por si só, se não for acompanhada por acções sobre outros aspectos, o Plano de Mortalidade Zero da ilha de La Palma inclui o usuário como um elemento ativo melhora a segurança do processo, socializar, assim, o problema de acidentes de trânsito.

Neste ponto, deve-se lembrar que as estradas de La Palma têm níveis semelhantes aos da segurança Países Baixos, Reino Unido e Suécia.

11. planos de segurança como ele se desenvolve em La Palma pode resolver o problema de forma holística, envolvendo a sociedade como um todo, nos sectores público e privado.

12. O envolvimento do usuário directa e activa na segurança abrangente planos estrada é fundamental para seu sucesso, uma premissa que tomou em consideração uma série de autoridades espanholas, em cujos territórios são lançados tais iniciativas.

13. Atualmente, o mundo está enfrentando a estrada transformações rápidas e decisivas, e devemos aproveitar esta oportunidade histórica para dar um radical das condições gerais de acessibilidade, mobilidade e rotação segurança.

14. Toda a sociedade e todas as suas instituições, públicas e privadas, enfrentam neste momento um desafio extraordinário para reduzir os acidentes rodoviários. Espero que, no futuro próximo, vamos testemunhar o sucesso desta empresa.

Aniceto Zaragoza Ramirez
Director Geral da Estrada Associação Espanhola